domingo, 14 de outubro de 2012

A arte de ser criança

Cidade do Conhecimento

A arte de ser criança

Postado por: CLAUDIA MUNIZ 
Fonte: SME
Data de publicação: 11/10/2012

Há um tempo em que todos sonham com príncipes, princesas e castelos. Há um tempo em que todos ouvem histórias iniciadas com “Era uma vez”. Esse é o tempo de ser criança com direito ao riso, à brincadeira, à imaginação, a andar descalço, a ralar os joelhos, a tomar banho de chuva e a soltar bolinhas de sabão.

Karin Vanessa Ribeiro Pinto, psicóloga atuante na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, destaca a importância de repensar a infância nos dias de hoje. Para a profissional, em pleno século XXI o que vemos são as crianças cada vez mais adultas, intelectualizadas e atarefadas. "É importante que neste dia 12 de outubro, os pais façam uma reflexão sobre o que a criança precisa nesta fase da vida e incentivem as brincadeiras, as relações com os amigos, as descobertas, o aprendizado, os passeios e o convívio em família”, lembra a psicóloga.

Ser criança é um direito e uma arte que deveriam ser assegurados sem tanta preocupação com as regras impostas por uma sociedade que, infelizmente, perdeu sua conexão com a própria infância. "Ser criança é não ter medo de viver, é experimentar a vida como se ela tivesse diversos sabores, é crer que tudo é possível, é sonhar sempre e dar asas à imaginação, tornando a realidade uma grande aventura”, afirma Karin.

A criança exige de pais e educadores carinho e cuidado. Educar uma criança é promover um crescimento emocional e social, é uma tarefa que requer muita criatividade, tolerância, paciência, amizade, limites e principalmente amor. Toda criança tem direito a crescer num mundo real, mas também encantado pelo bem e pela paz, com a presença de heróis com forças suficientes para protegê-las e vencer qualquer barreira a seu favor.

“Acredito que os valores como o afeto, a compreensão, o respeito, a confiança e a responsabilidade, devem ser fortalecidos pelas relações e pelas experiências do dia a dia, para que a criança possa ser simplesmente criança”, destaca Karin. Segundo ela, com isso, qualquer outro direito da criança já estará contemplado, pois nossas crianças estarão vivendo num mundo real, tendo asseguradas as melhores características do mundo imaginário.

A estudante, Ana Clara Nogueira da Silva, da Escola Municipal CEI Eva Silva, explica “Ser criança é muito bom e para fazê-la feliz não é tão complicado”, confira a receita.

Receita para fazer uma criança feliz
1 colher de chá do amor
2 potes de carinho
3 colheres de chá de felicidade
½ colher de açúcar do amor
1 pote de família

Modo de fazer
Misture todos os ingredientes na criança. Mexa bem até conseguir um belo sorriso.

Origem do Dia das Crianças - O dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto n.º 4867, de 5 de novembro de 1924. Entretanto, muitos países comemoram o dia das crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, essa declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário